segunda-feira, 31 de maio de 2010

Exemplos de Crônicas de Fernão Lopes


1. Crônica de Dom João I: "Grande licença deu a afeição que tiveram carrego de ordenar estórias, mormente dos senhores em cuja mercê e terra viviam, e onde foram nados seus antigos avós, sendo-lhes muito favoráveis no recontamento de seus feitos. E tal favoreza como esta nasce de mundanal afeição, a qual não é salvo conformidade de alguma cousa ao entendimento do homem. Assim que a terra em que os homens, por longo costume e tempo, foram criados gera uma tal conformidade entre o seu entendimento e ela, que, havendo de julgar alguma sua cousa, assim em louvor como por contrario, nunca por eles é direitamente recontada, porque, louvando-a, dizem sempre mais de aquilo que é e, se de outro modo, não escrevem suas perdas tão minguadamente como aconteceram."

2. Crônica de Dom Pedro I: “Em três coisas, notadamente, achamos que, na nossa opinião, o rei D. Pedro de Portugal gastava seu tempo, a saber: em fazer justiça e sentenças de litígios do reino, em caçadas, de que gostava muito, em danças e festas, como se usava naquela época, no que tinha grande prazer, no que dificilmente hoje dá para acreditar." (...)

3. Crônica de Dom Fernando: "a proveitosa ordenação de mandar que as terras do reino fossem todas lavradas e aproveitadas" ou os privilégios que concedeu "aos que comprassem ou fizessem naus."



Postado por: Isabelle Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário