terça-feira, 25 de maio de 2010

Novelas de Cavalaria

Gênero medieval cuja origem não é ainda certa, embora se aponte a França e a Inglaterra como seu berço.
Foi introduzida em Portugal no reinado de D. Afonso III, no século XIII, quando se traduziu para português A Demanda do Santo Graal. A matéria destas novelas está dividida em três ciclos:

1 - Ciclo bretão ou arturiano: que assenta no rei Artur e seus cavaleiros como figuras centrais;
2 - Ciclo carolíngeo: que se desenvolve à volta de Carlos Magno e seus pares;
3 - Ciclo clássico: que abrange figuras da Antiguidade Clássica.

Destes três ciclos, apenas o arturiano marcou presença em Portugal e segundo J. P. Coelho, em obra citada, a tradução de algumas destas obras teria influenciado "não só os hábitos e costumes da sociedade medieval portuguesa, mas também a atividade literária".
No século XVI, este gênero literário continua a ser cultivado com muita incidência, embora adaptado à nova visão do mundo veiculada pelo Humanismo. Assim, em Portugal, escrevem-se novelas em português, nomeadamente A Crónica do Imperador Clarimundo, de João de Barros, O Palmeirim de Inglaterra, de Francisco Morais, O Memorial das Proezas da Segunda Távola Redonda, de Jorge Ferreira de Vasconcelos, etc., que refletem a postura épica e a euforia da expansão lusa, nacionalizando-se, desta forma, o gênero em termos linguísticos e temáticos.

Postado por: Luiz Gustavo.

Um comentário:

  1. OLÁ TENHO UMA EDIÇÃO GARCIA DE REZENDE COM CAPA E CONTRA CAPA VERDE COM BRAZÃO FOLHADO A OURO E SEGUINDO TODAS AS 400 FOLHAS FOLHADAS TBM A OURO, SE TRATA DE EDIÇÃO DE 1865 DA LIVRARIA CLASSICA.
    TENHO INTERESSE EM VENDER O QUANTO VALE POR SER TÃO ANTIGO FOI ADQUIRIDO EM 1910 ESTA EM PERFEITO ESTADO. MEU NOME EDMAR MEU E-MAIL edmarsantossp@uol.com.br

    ResponderExcluir