segunda-feira, 31 de maio de 2010

Obras de Gil Vicente



1. Auto da Visitação: O Auto da Visitação, ou Monólogo do Vaqueiro, é uma peça de teatro portuguesa do século XVI.
De raízes espanholas, foi a ultima depois da primeira obra de Gil Vicente, composta para anunciar o nascimento do príncipe D. João, futuro João III de Portugal. Estreou em 1502 no Paço Real, então no Castelo de São Jorge, em Lisboa, na presença do soberano, da rainha e da Corte. A obra está escrita em sayaguês.

2. Quem Tem Farelos?: conta a história de um escudeiro em decadência. Os escudeiros e seus criados passam por dificuldades tão terríveis que chegam a ficar esfomeados por isso o título da peça se chama "Quem tem farelos".

3. O Velho da Horta: Nesta farsa, Gil Vicente retrata os infortúnios do amor de um velho que, ironizado pela moça, termina a peça revelando uma grande frustração. No entanto, a preocupação da farsa vicentina não se restringe ao amor incorrespondido, mas vai além das simples críticas sociais, atingindo as críticas morais, de interesses pessoais e, sobretudo, materiais. Ademais,revela com bastante fidelidade as ideologias e costumes desse período de transição para o Renascimento, mas que ainda conserva hábito como o açoite em praça pública, ato que ainda perpetuaria por muitos séculos adiante. Gil Vicente, portanto, registrara o comportamento e a ideologia do homem medieval, mas também já pronunciara as novas ideologias que estavam por iniciar uma nova página na história da literatura e da sociedade portuguesa.

Postado por: Priscila Tomelin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário