sábado, 29 de maio de 2010

Prosa Doutrinária


A prosa doutrinária servia fundamentalmente à educação da fidalguia, com o sentido de orientá-la no convívio social e no adestramento físico para a guerra, sendo escrita sobretudo por monarcas. O culto do esporte, principalmente o da caça, ocupava o primeiro lugar nessa pedagogia pragmática.
As virtudes morais também eram lembradas e enaltecidas, sempre visando a alcançar o perfeito equilíbrio entre a saúde do corpo e do espírito.
Contemporâneamente, surgiram obras de devoção e misticismo, de elogio da vida contemplativa virtuosa e solitária. Como exemplos, temos o Livro de Montaria, Livro de Falcoaria e o Livro da Virtuosa Benfeitoria.
Com o aumento de interesse pela leitura , houve um significativo e rápido crescimento da cultura com o surgimento de bibliotecas e a intensificação de traduções de obras religiosas e profanas , além da atualização de escritos antigos. Esse envolvimento com o saber atingiu também a nobreza , a ponto de as crônicas históricas passarem a ser escritas pelos próprios reis , especialmente da dinastia de Avis , com os exemplos de D. João I , D.Duarte e D. Pedro.
Essa produção recebeu o nome de doutrinária , porque incluíam a atitude de transmitir ensinamentos sobre certas prática diárias , e sobre a vida.


Postado por: Matheus Prado.

3 comentários: