sábado, 22 de maio de 2010

O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende



O Cancioneiro Geral (1516) é uma coletânea que inclui composições de uns 300 autores dos séculos XV e XVI, entre eles o compilador, Garcia de Resende. Surge a imitação de cancioneiros castelhanos do século XV, com o Cancioneiro de Baena, com o Cancioneiro de Palacio ou com o Cancioneiro General.
A palavra cancioneiro significa coleção, coleção de canções e de antigas poesias.

Contexto no que se publica:
a) Hibridismo linguístico (“questão da língua”): o português perde terreno face ao castelhano (em especial depois da morte de Dom Dinis em 1325 ), daí que as composições que se incluem no Cancioneiro Geral estejam escritas em castelhano e galego-português ou num galego-português muito desfigurado. Ademais as citas e glosas de autores castelhanos são muito frequentes;

b) Evolução do lirismo galego-português:
- Importação do céjel, forma poética castelhana.
- A mulher vê-se como um ser vingativo que faz sofrer o amado.
- Visão diferente da coita de amor (petrarquismo).
- Outros câmbios são: gosto pelo paradoxo, galanteio, temas ténues...;

Prólogo:
No Prólogo do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende faz:
a) Uma referência histórica: refere-se a expansão portuguesa e às glórias de Portugal.
b) Uma referência literária: queixa-se de que os feitos anteriores não sejam divulgados refere-se à importância da arte de trovar. Assim, o objectivo da compilação é informar sobre estes feitos e louva-los, mas também a poesia entendida como lazer.

Autores:
Alguns dos autores das composições do Cancioneiro Geral são:
1) O próprio Garcia de Resende.
2) Diogo Brandão.
3) Jorge D’Aguiar.
4) Bernardim Ribeiro.
5) Sá de Miranda.

Blocos temáticos:
O Cancioneiro Geral inclui poesia de temática:
a) Amorosa.
b) Satírica.
c) Religiosa, didática ou moralizante.


Métrica:
A redondilha maior é o metro predominante no Cancioneiro Geral, embora também haja poesia composta em redondilha menor.


Postado por : Hevandro Paz.

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